O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, mostra Junqueirópolis em 104º lugar no ranking nacional e 84ª colocada no Estado de São Paulo como a cidade mais desenvolvida do País, numa lista de 5.564 municípios brasileiros.

O índice leva em consideração dados oficiais de 2007 e analisa as áreas de educação, saúde e emprego e renda. O IFDM utiliza indicadores como geração de emprego formal, salário médio dos trabalhadores com carteira assinada, taxa de matrícula da educação infantil, taxa de abandono, percentual de docentes com ensino superior, resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), número de consultas de pré-natal, óbitos infantis por causas evitáveis e mortes por causa mal definida.

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM, criado pelo Sistema FIRJAN para acompanhar a evolução dos municípios, apontou que, em 2007, 31,4% dos brasileiros, ou 57 milhões de pessoas, viviam em cidades de alto desenvolvimento, enquanto 22%, ou 40 milhões, ainda não tinham serviços de qualidade na educação e na saúde e nem acesso a um mercado formal de trabalho estruturado. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os 5.564 municípios brasileiros de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios.

Junqueirópolis, que melhorou sua classificação no ranking, está na primeira colocação no índice da região Oeste do Estado, com o índice total de 0,8379, sendo 0,7087 em Emprego e Renda, 0,8609 na Saúde e 0,9441 na Educação, seguido por Paraguaçu Paulista/SP, com índice de 0,8339 em Emprego e Renda, 0,8402 na Saúde e 0,8751 na Educação e em terceiro Narandiba (SP), com índice 0,8323 em Emprego e Renda, Saúde com 0,8681 e Educação registrou 0,8421.

O prefeito Osmar Pinatto, demonstrando seu contentamento em nome da população, atribuiu o êxito aos investimentos feitos pela administração em todos os setores, enfatizando a ampliação no atendimento da saúde que conta com sete PSFs (Programa Saúde da família), construção de novo prédio para o Pronto Socorro, aprimoramento na assistência humanitária e Programa da Saúde Bucal.

Pinatto destacou ainda que na educação o índice elevado é resultado do empenho que abrange toda a estrutura física e pessoal que faz parte da Diretoria da Educação, implantação de escolas com período integral e o crescimento na geração de emprego e renda com duas usinas em plena safra, fortalecimento da indústria e comércio e valorização da agricultura familiar, onde a prefeitura, através da educação, compra os produtos hortifrutigrangeiros, como frutas, legumes e verduras, valorizando a agricultura familiar, oferecendo cada vez mais a melhor qualidade de vida à população.