Policiais do 4º Pelotão das Rondas Ostensivas “Tobias de Aguiar”, a conhecida ROTA que atua em São Paulo estão atuando na área do CPI-8 da Polícia Militar com sede em Presidente Prudente, que abrange 52 municípios. O grupo esteve ontem em Dracena, na sede do 25º BPM-I, participando de reunião com os comandantes das companhias de polícia e depois atuou na “Operação Divisa” desenvolvida na região.
O major Sílvio César Saraiva, comandante do Batalhão disse que a presença da ROTA faz parte de um planejamento da operação com vistas à fiscalização, prisão de infratores da lei e apreensão de objetos ilícitos, tais como armamento, droga, entre outras irregularidades. Ele explicou que a operação tem o apoio do helicóptero Águia no policiamento aéreo, nos limites do estado de São Paulo e até mesmo dos batalhões.
Saraiva afirmou que ontem veio a Dracena pelotão da ROTA comandado pelo tenente Hillen que apoiou a Força Tática, além da Rádio Patrulha e os demais programas de policiamento normal, a fim de que a população tenha uma ação diferente.
De acordo com major Saraiva, a tropa da ROTA começou a fiscalização ontem à tarde, em Dracena e na região com previsão de ser concluída no início da madrugada ou até quando fosse necessário.
Ontem à tarde, via telefone, a reportagem fez contato com o coronel Homero de Almeida Sobrinho que estava em reunião na capital paulista. Ele disse que o deslocamento da ROTA de São Paulo para a área do CPI-8 de Presidente Prudente acontece pela primeira vez. O coronel comentou que é uma antiga reivindicação sua junto ao secretário de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto e ao comandante geral da PM, Álvaro Camilo.
Segundo o coronel, além de pelotões da ROTA, estão em deslocamento na região mais de 110 policiais entre o COE, GATI e o Pelotão de Choque. Coronel Homero disse que a presença dessas tropas na Operação Divisa na região é propiciar o policiamento preventivo mais aprimorado visando causar impacto de maior segurança junto à comunidade “A ROTA é uma tropa diferenciada do policiamento normal e veio aprender na região uma forma diferente de abordagem”, disse o coronel.
Ele afirmou que a ROTA está na região desde o dia 20 do mês passado e já atuou em fiscalização na rodovia Raposo Tavares onde a incidência de tráfico de drogas e a ação criminosa é maior.
Ainda segundo o coronel, a Polícia Militar já percebeu que a presença da ROTA na região dá resultado positivo e inibe ações criminosas atuando no policiamento preventivo. “Estou satisfeito porque a minha ideia de deslocamento das tropas para a nossa região, o que demanda custos, foi acolhida e implantada, é um sonho meu que está sendo realizado. Isso tudo é resultado da amizade que tenho com o secretário e junto ao alto comando da PM. Só tenho a agradecer”, comentou o coronel.
Ele disse que solicitou que o período de deslocamento da ROTA para a região seja prorrogado por mais alguns dias.