São Paulo e Santos se reencontram pela quinta vez nesta temporada no clássico de hoje, às 18h30, no estádio do Morumbi pelo Campeonato Brasileiro. Em momentos distintos no Campeonato Brasileiro, as equipes têm pretensões diferentes. Na 10ª colocação com 41 pontos ganhos, o time do Morumbi ainda sonha com uma vaga na Taça Libertadores da América de 2011. Enquanto isso, a equipe santista voltou a sonhar com o título, já que está seis pontos atrás do líder Cruzeiro (48 a 54).
No São Paulo, o técnico Paulo César Carpegiani vai escalar um time ofensivo, com o jovem Lucas na armação e o trio Fernandinho, Dagoberto e Ricardo Oliveira no ataque. Sem poder contar com o volante Casemiro, que está com amigdalite, o treinador vai promover a entrada de Carlinhos Paraíba no meio de campo. Dessa forma, Richarlyson atuará na lateral-esquerda no lugar de Diogo.
Em fase de recuperação de uma torção no tornozelo, o lateral-direito Ilsinho seguirá de fora dos gramados.
Com uma sequência de três vitórias, o Santos pega o São Paulo disposto a chegar próximo do líder Cruzeiro. As vitórias diante do Fluminense, Internacional (RS) e Atlético Paranaense nas últimas três rodadas deixaram o time santista na quarta posição, e uma vitória no Morumbi e um possível tropeço do Corinthians pode colocar a equipe de volta ao G3 do Brasileirão.
Com 48 pontos e candidato ao título, o Santos mesmo classificado para a Copa Libertadores de 2011 tem tudo para se manter vivo na briga pelo tricampeonato brasileiro e vem embalado para o clássico. A única mudança do técnico interino Marcelo Martelotte em relação ao jogo da última rodada fica por conta da lateral-esquerda. Léo será poupado devido a uma lesão cervical e vai ceder a vaga à Alex Sandro.