Ontem de manhã, aconteceu a aula inaugural do curso de formação de soldados, da Escola Superior da Polícia Militar de Junqueirópolis. O ato foi comandado pelo capitão Ivan Garcia de Oliveira, comandante da 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena e coordenador do curso.

Os 88 alunos soldados que iniciaram o curso de formação assistiram a palestras sobre saúde bucal e a importância do relacionamento da imprensa com a instituição.

Profissionais da imprensa escrita de Dracena e Junqueirópolis informaram aos alunos o trabalho de divulgação das atividades da Polícia Militar diariamente.

Os alunos oriundos de diversas cidades do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul ficaram sabendo como é o serviço de um repórter em uma reportagem em busca de informações concretas. O repórter Marcos Maia representou o Jornal Regional e falou da cobertura dada aos fatos diariamente e a importância que tem a parceria entre este o Regional e a Polícia Militar em prol da informação a população.

Ele explicou ainda que a direção do Jornal Regional está grata pelo apoio e a boa receptividade que a PM dá aos jornalistas da empresa na cobertura de fatos policiais e nas campanhas educativas que ocorrem na Cidade Milagre e região e ainda desejou boa sorte aos futuros soldados.

O major Sílvio César Saraiva, comandante do 25º Batalhão exaltou a parceria com a imprensa na divulgação das ações da Polícia Militar, tanto no combate ao crime quanto nas atividades educativas e sociais. Entre outras palavras agradeceu e exaltou a importância da imprensa para a Polícia Militar e a sociedade que fica sabendo dos trabalhos executados em relação à segurança pública.

Também esteve presente a cerimônia o prefeito Osmar Pinatto e a vereadora e presidente do Legislativo de Junqueirópolis Sofia Rodrigues Santos, que falaram da importância da Escola Superior da Polícia Militar para a cidade e desejaram as boas vindas aos alunos.

Osmar Pinato em suas palavras demonstrou satisfação por ter de volta o curso de formação de soldados e motivou os alunos e pediu a eles que não desistam jamais do curso de formação de soldados.

O prefeito de Junqueirópolis enalteceu a PM que nas horas difíceis chega e socorre a população como anjos. Divulgou ainda aos alunos as conquistas da cidade em vários setores e que Junqueirópolis se destacou como município mais desenvolvido da região e que tem registrado crescimento nos últimos anos.

Dois dos 88 alunos que integram o curso falaram aos jornalistas dos motivos que os levaram a entrar na Polícia Militar. O aluno e ex-atleta Elieser de Almeida, de 27 anos, que veio de Presidente Prudente, cujos pais residem em Pacaembu disse que decidiu ser policial militar, pois sempre admirou muito a instituição. “Depois de muito esforço e determinação tive a oportunidade de ingressar e com muito orgulho estou aqui. Espero me formar soldado com o melhor aproveitamento possível, e após o término do curso continuar estudando para me tornar um oficial”, disse o aluno.

Elieser contou que desde os 16 anos morou em São Paulo e depois veio para Presidente Prudente onde como atleta velocista dos 100 metros treinou com outros atletas da seleção e teve a oportunidade de representar o Brasil em competições no exterior tais como Jamaica, Venezuela, Uruguai, Chile, Colômbia, Argentina e Paraguai.

Cristiano Finoti, 28 anos, de Osvaldo Cruz, contou que tem um irmão sargento da corporação e já foi soldado temporário e isso motivou a prestar o concurso e integrar a Escola Superior de Soldados. “Já sei a grandeza que a Polícia Militar tem e entrei para servir a comunidade e ajudar a construir uma cidade e um Estado melhor”, comentou. Finoti disse ainda que antes de integrar a PM, formou-se em Educação Física e foi jogador de futebol profissional durante seis anos pelo Osvaldo Cruz e Marília e depois passou por Santa Catarina, Pernambuco e Paraíba, entre vários estados do Brasil. “A carreira de policial militar oferece grande aprendizado e muita disciplina e nos prepara em todos os sentidos da vida”, concluiu o futuro soldado.