O CAPS – I (Centro de Atenção Psicossocial), destinado ao atendimento dos portadores de doenças mentais, tem assistido não somente os moradores de Junqueirópolis, mas também às comunidades das cidades de Irapuru e Flora Rica.
A instituição, entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, tem valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica. Com a criação desse centro, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico. É função dos CAPS: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
O CAPS de Junqueirópolis, localizado na avenida Latina esquina com a avenida Rio Branco, presta atendimento diário a 190 assistidos, funcionando das 7 às 17 horas, com os profissionais da área de Psiquiatria, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, além de recepcionista e pessoal de apoio.
O Programa Rádio Saúde vai ao ar toda quinta-feira, pela Rádio Alternativa FM – 104,9, e conta com a participação dos ouvintes pelo telefone 3841-3328.