A população com mais de 60 anos residente em Dracena contará com atendimento diferenciado a partir do próximo ano, quando deverá ser concluída a construção do centro-dia no Centro Social Urbano (CSU). Esta será a unidade do projeto Quero Vida que oferecerá acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de cuidar durante todo o dia ou parte dele.
O projeto atenderá até 50 idosos, mas a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Darcy Rejani, acredita que a demanda será bem maior. Por isso, explicou que no início do próximo ano haverá uma seleção dos idosos para participar do projeto, dando preferência àqueles que necessitem de cuidados diários e os familiares trabalhem, passando quase todo o dia fora.
As obras no CSU deverão terminar em abril do ano que vem. Serão 343 m² de construção com investimento de mais de R$ 293 mil do Governo do Estado, ficando a cargo do município a manutenção e custeio aos recursos humanos.
Darcy comenta que o centro-dia oferecerá atenção integral aos idosos com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação. “Eles passarão o dia no projeto, com várias atividades orientadas por profissionais, retornando para suas casas no período noturno”, disse. A unidade de atendimento conterá salas para fisioterapia, de descanso, área de atividades laborais, entre outros.
PROJETOS – A Secretaria de Assistência Social ainda desenvolve outros trabalhos junto à população idosa do município. No CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, localizado no Jardim Brasilândia, há uma turma de idosos que se reúnem para diversas atividades como artesanato, cursos de panificação, salgados, doces entre outros.