Representantes do setor da cana-de-açúcar participaram de palestra na terça-feira à tarde, na sede da ASSOCAP – Associação dos Fornecedores de Cana da Região da Alta Paulista, em Lucélia.

Luiz Ricardo Viegas de Carvalho, gerente do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro do estado de São Paulo e diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo e Geraldo Majela de Andrade Silva, assessor técnico da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) falaram para o público presente.

Luiz Ricardo falou sobre o projeto ambiental Etanol Verde, em relação à safra da cana de 2009 na Alta Paulista e a degradação do meio ambiente causada pela queima da cana. Segundo ele, o objetivo principal do projeto é desenvolver ações com o setor sucroalcooleiro de forma diferenciada da imposta pelo órgão ambiental em seu histórico. Luiz Ricardo prosseguiu dizendo que a intenção é estimular a produção sustentável de etanol respeitando os recursos naturais, controlando a poluição, com responsabilidade social; certificar empresas sucroalcooleiras, que aderirem a protocolo de conduta agroambiental, com acompanhamento periódico.

Majela falou sobre a atuação da Orplana e a importância da atuação conjunta dos produtores. A Orplana promove assessoria técnica, jurídica e atua na difusão do conhecimento entre as Associações de Fornecedores de Cana. Desenvolve o diálogo com órgãos públicos, privados e sociedade, no âmbito nacional e internacional, sempre mostrando a relevância do papel do produtor na economia e defendendo os interesses deste setor. As informações foram enviadas por Camila Heloíse, do jornal O Independente de Lucélia.