A equipe ADEF/Semeulju/Unifadra/Estilo Livre de natação de Dracena participará dos 74º Jogos Abertos do Interior, a maior competição poliesportiva da América Latina e uma das maiores do mundo. A equipe será composta de três nadadores, tendo Alexandre Fernandes e Fabiane Roveri na paraolímpica (deficiente física e visual) e Lívia Carvalho Santos na olímpica. Os três nadadores vão com chances de subir ao pódio.
Alexandre, que este ano nadará pela primeira vez na categoria S 8 (anteriormente foi S 7) enfrentará adversários com menor comprometimento físico e motor, mas mesmo assim o nadador acredita em uma boa performance, já que vem se preparando para a final nacional do Circuito Paraolímpico Brasileiro, que acontecerá no início de dezembro em Porto Alegre (RS).
O nadador dracenense é tri-campeão dos 50m nado borboleta e bi-campeão dos 50m e 100m nado livre, quer fazer história nos Jogos e conquistar, mesmo em categoria superior a sua, medalhas para Dracena.
Segundo o técnico Monteiro, talvez venha a ser o único nadador que poderá conseguir esta proeza depois que a natação paraolímpica foi introduzida nos Jogos Abertos.
“O pensamento e a vontade de Alexandre estão focados nesta condição, e é isso que o nadador tentará realizar e quem sabe poder trazer o tetra campeonato dos Abertos e medalhas de ouro para a cidade”, explica Monteiro.
Fabiane Roveri, deficiente visual é frequentadora de pódio em Abertos, no ano passado nadando por Jundiaí, conquistou medalhas por aquela cidade, e pretende repetir o feito para Dracena. Nadará nos Jogos os 50m e 100m nado livre e os 50m nado de costas.
Lívia Carvalho Santos, outra grande colecionadora de medalhas em Abertos, buscará este ano se redimir de sua discreta participação do ano anterior por Presidente Prudente, e cairá na piscina da Unisanta, muito conhecida pela nadadora, em busca das medalhas nos 50m, 100m e 200m nado borboleta e nos 200m nado medley.
A competição se inicia com o Congresso Técnico no dia 3 de novembro, sendo que no dia 4 será disputado somente os paraolímpicos, dando sequência nos dias 5 e 6 dos olímpicos.