O IBF – Instituto Brasileiro de Florestas e a AIF – Aliança Internacional de Florestas lançaram nacionalmente o Programa Semear em evento na noite de quarta-feira, no Celebritá Eventos. Os convidados discutiram novas ideias para ampliar o programa para todos os estados do Brasil, incluindo novas parcerias e o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo por meio do programa Etanol Verde.
Sob a coordenação da AIF e contando com as parcerias da Prefeitura de Dracena, Penitenciária Compacta, Ministério Público e das usinas Dracena, Alta Paulista, Caeté, Central do Paraná, Decasa, Ipê, Rio Vermelho e Santa Mercedes, além de agentes da sociedade organizados voluntariamente, o Programa Semear teve sua primeira experiência.
Está sendo montado um viveiro florestal na penitenciária da cidade e os detentos receberão capacitação profissional para desenvolverem atividades relacionadas com a produção de mudas nativas, tornando-se viveiristas.
As ações do Semear vão desde capacitação para a coleta de sementes nativas até a produção e comercialização de mudas florestais. A meta é produzir anualmente na região de Dracena dois milhões de mudas nativas.
Parte dessa produção é distribuída entre as usinas financiadoras do programa, dando início ao trabalho de recomposição da mata ciliar na região em que estão inseridas. Por meio do Semear é possível fazer do plantio de mudas uma ferramenta de ressocialização e criar condições para o desenvolvimento de projetos ambientais sob o conceito de autossustentabilidade, conciliando geração de renda e reeducação para a cidadania.