A Bovespa abriu o pregão desta terça-feira em alta, mas inverteu a tendência ainda antes do início das operações em Nova York, pressionada por papéis dos bancos. Vale sobe e anda contramão da bolsa paulista, com investidores se antecipando aos dados sobre a economia chinesa, que devem ser divulgados amanhã. Notícias e dados corporativos também estimulam os negócios com alguns papéis, como ALL, JBS e Gol.
Às 15h15, o Ibovespa registrava alta de 0,44%, aos 72.362 pontos. O giro financeiro era de R$ 3,5 bilhões, com previsão de atingir R$ 6,58 bilhões no encerramento. Em Wall Street, o Dow Jones baixava 0,24%, enquanto o S&P 500 cedia 0,22%.
Vale PNA subia 1,17%, enquanto a ação ON da mineradora avançava 1,59%, figurando entre as maiores altas do Ibovespa. Os metais básicos operam em alta mais cedo, impulsionados pela queda do dólar, pelo aumento nas vendas de veículos de passageiros na China em outubro e pela perspectiva de mais números fortes sobre a economia do maior consumidor de metais do mundo, na próxima madrugada.
Petrobrás também avança. As ações preferenciais sobem 0,22% e as ordinárias, 0,46%.