Tanto os estudantes, professores e funcionários da Unesp Campus Experimental de Dracena quanto a população de Dracena e região têm motivos para comemorar.

No mês passado foram votados e aprovados por unanimidade na Câmara Municipal, projetos de leis complementares referentes à doação de área e cessão de uso de uma área para a Unesp, de autoria do Poder Executivo. A lei complementar n.º 334 de 21 de outubro de 2010 dispõe sobre doação de área e a lei complementar n.º 335 de 21 de outubro de 2010 sobre cessão de uso de uma área.

De acordo com o presidente da Câmara, Juliano Bertolini tratam-se de duas áreas: uma de doação integral do terreno (8,45 alqueires) e a outra de autorização de alienação de área para usufruto (área de quatro alqueires).

O vereador explica que no segundo caso, o antigo proprietário não concordou com o valor negociado na época e, por isso, acionou a Justiça. Caso o resultado seja favorável ao antigo proprietário, a Prefeitura deverá complementar o valor e se, desfavorável fica tudo como está, com o valor estipulado em anos anteriores. Assim, independentemente da decisão judicial já está autorizada a alienação por usufruto, com isso, a Universidade pode utilizar o terreno.

Ainda de acordo com Bertolini, os projetos de lei encaminhados pela Prefeitura foram analisados pelas comissões da Câmara e aprovados por unanimidade, durante as sessões ordinárias realizadas respectivamente nos dias 13 e 18 de outubro. “Entendemos que aumentar a área do campus possibilita a instalação de novos cursos e melhorias, o que é ótimo para o desenvolvimento da cidade”, diz.

Para o coordenador executivo da Unesp de Dracena, Mário De Beni Arrigoni e o vice-coordenador executivo Paulo Figueiredo, a doação e a cessão de terrenos são uma grande conquista, principalmente porque a coordenadoria executiva tem como objetivo a ampliação de instalações no campus e a pleitear novos cursos.

Ainda segundo os professores está em fase de conversação a vinda do reitor da Universidade, Herman Jacobus Cornelis Voorwald até a cidade para receber a área (assinatura do termo de doação). Eles contaram que mesmo com muitos compromissos agendados, o reitor manifestou interesse em vir a Dracena ainda este ano. Arrigoni e Figueiredo ressaltaram a parceria entre a Prefeitura e a Universidade e agradeceram ao empenho de todos os envolvidos no processo.

A reportagem fez contato via telefone com o prefeito Célio Rejani, porém não conseguiu falar com ele, porque estava em São Paulo.