A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove hoje, por todo o Brasil, a 11ª Campanha Contra o Câncer de Pele. Em Dracena, as dermatologistas atenderão gratuitamente a população no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, das 8 às 12h. A campanha também conta com o apoio do Lions Clube Cinquenternário. O objetivo é identificar o maior número possível de casos suspeitos do tumor que mais afeta os brasileiros, o câncer de pele. Segundo os especialistas da SBD, a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele. Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença.

Fique atento a alguns sinais: crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Atendidos na campanha que tenham diagnósticos positivos para o câncer de pele serão imediatamente encaminhadas para tratamento clínico ou cirúrgico.

DOENÇA – O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, e o mais perigoso deles é o melanoma – por apresentar alto índice de metástase e possibilidade de levar a morte. A radiação ultravioleta, além de favorecer o envelhecimento precoce da pele, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer, que ocorre principalmente pela falta de cuidados com a exposição ao sol.