A população dracenense compareceu para as atividades da Campanha Nacional de Diabetes, no último sábado, na Praça Arthur Pagnozzi. Naquele dia, aproximadamente 400 pessoas fizeram testes de glicemia e aferição de pressão arterial, segundo a enfermeira Rosa Cristina Martins de Araújo, do Centro de Saúde. Aqueles com os testes alterados também foram orientados a procurar os postos de saúde do município.

Durante a campanha, o público ainda recebeu informações sobre os sintomas do diabetes e suas complicações, além de orientações nutricionais e de atividades físicas. O objetivo foi aumentar a conscientização da importância de detectar o diabetes antes das complicações, trabalhar a prevenção, melhorar o entendimento e o tratamento da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões. Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes, doença que pode atingir crianças de qualquer idade, desconhece a sua própria condição.

No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), a ocorrência média de diabetes na população adulta (acima de 18 anos) é de 5,2%, o que representa 6.399.187 pessoas que confirmaram ser portadoras da doença. A prevalência aumenta com a idade: o diabetes atinge 18,6% da população com idade superior a 65 anos.