A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a segunda fase do campeonato mundial em grande estilo. Já classificada para as semifinais, manteve a invencibilidade ao superar os EUA por 3 sets a 1 (25/19, 24/26, 25/19 e 25/23), em 1h45, ontem (10), no ginásio Nippongaishi, em Nagoya.
Com o resultado, o Brasil garantiu a liderança do grupo F e enfrentará o Japão, segundo colocado da chave E, na disputa por uma vaga na decisão do torneio. Apesar da derrota, o time americano também assegurou a classificação para as semifinais e jogará contra a Rússia, primeira colocada no grupo E.
O técnico José Roberto Guimarães também ficou satisfeito com o desempenho da equipe, mas cobrou evolução no bloqueio.
Até o final da segunda fase, foram nove jogos em 12 dias. Para o treinador brasileiro, a primeira maratona foi superada. Agora, faltam mais quatro dias de tensão.
A ponteira Jaqueline terminou como a maior pontuadora do Brasil na partida, com 18 acertos, todos no ataque. A oposto americana Hooker foi quem mais marcou no confronto: 20 pontos. As semifinais e a final serão disputadas na capital japonesa nos dias 13 e 14 de novembro, respectivamente.
O Brasil luta pelo inédito título mundial. O time verde e amarelo bateu na trave em duas ocasiões.