A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença, apresentando uma mensagem mais direta à população sobre a gravidade da dengue e a necessidade de que cada pessoa elimine criadouros do mosquito em sua casa.
A dengue, com a qual o Brasil convive há 24 anos é uma doença séria que mata muitas pessoas por ano, mortes essas que poderiam ser evitadas com ações simples como encher de areia até a borda os pratos de plantas ou lavá-los semanalmente com escova; colocar os lixos em sacos plásticos e manter a lixeira e a caixa d’água bem fechada; colocar tela no ladrão da caixa d’ água e não deixar água acumulada sobre a laje.
Combater a dengue é uma tarefa séria que deve ser realizada todos os dias. O mosquito transmissor se reproduz onde há água parada. Por isso é preciso eliminar todos os objetos que podem acumular água para evitar que o mosquito nasça.
A campanha “Dengue: se você agir, podemos evitar” do Ministério da Saúde acontece em Junqueirópolis hoje (20) juntamente com o “Cuide-se bem”, organizada pelos funcionários e agentes da saúde, os quais prestarão orientações na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, com a presença do personagem Mosquitão, banners, foolders, amostra de larvas e mosquito.
Os organizadores orientam: cuide de sua casa e fale com seus vizinhos. A época de chuva e calor é ideal para a reprodução do mosquito. Por isso, fique atento a tudo que possa acumular água. Se você tiver febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas vá imediatamente a uma unidade de saúde. Pode ser dengue.
Em Junqueirópolis também vem acontecendo a Campanha de Busca Ativa para AIDS com o tema “Fique Sabendo”. Basta procurar um PSF para fazer o teste de HIV totalmente gratuito e sigiloso.