Uma casa habitada por mosquitos da dengue e montada no teatro de arena da Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, está chamando a atenção de quem circula pelo calçadão nesta sexta-feira (19).

A iniciativa, da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está retratando, de forma diferenciada e por meio do humor, o quanto a realidade perigosa e que muito preocupa as autoridades de Saúde, pode estar mais perto da população do que ela imagina.

O objetivo, segundo a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, é despertar nos prudentinos a consciência daimportância de eliminar do quintal de casa possíveis recipientes que servem de criadouros para proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A população que diz estar consciente quanto à questão, aprova a medida.

O trabalho de conscientização faz parte da Semana de Mobilização de Combate à Dengue, e no município integra o plano de intensificação de combate a doença que começou a ser colocado em prática no dia 3 deste mês. De acordo com Silva, o simulação se diferencia dos eventos promovidos até então porque ao invés de trazer mensagem do que não pode, escancara os problemas de modo que o próprio morador prudentino seja impactado pelo cenário negativo armado. “É uma outra forma de chamar a atenção da população, mostrando aquilo que nossos agentes estão encontrando durante a visita nas residências. A gente sabe que grande parcela da população age de maneira correta, até porque senão, nossa situação poderia estar bem pior. O que ocorre é que muitos não fazem o dever de casa”, diz, se referindo aos 291 casos da dengue catalogados de janeiro até agora.