A sessão especial do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, dia 5 de novembro, contou com a presença do aluno Otávio Augusto Oliveira Marangoni, da 7ª série B, da EE 9 de Julho. Ele foi um dos 94 estudantes do ensino fundamental do Estado escolhido para ser deputado por um dia.

Otávio viajou a São Paulo acompanhado da diretora da EE 9 de Julho, Maria José dos Santos Salvador. No dia 4 de novembro, todos os estudantes foram recepcionados pela deputada por Campinas, Célia Leão, que orientou como seriam os trabalhos no dia seguinte. Os alunos também assistiram a apresentações musicais e conheceram a Assembleia Legislativa.

No dia 5, houve a diplomação dos deputados jovens, eleição da mesa diretora e apresentação dos 94 projetos em ordem de partido para votação. Apesar do nervosismo inicial, Otávio foi muito bem na defesa de seu projeto, segundo a diretora Maria José. A experiência do Parlamento Jovem foi muito positiva para Otávio, que já afirmou concorrer novamente a uma vaga. “Só poderei participar de novo no 2º ano do ensino médio e quero ir a Brasília”, disse.

Ele ainda comentou que antes do Parlamento Jovem não se interessava muito por assuntos envolvendo a política.

“Depois que ganhei, passei a procurar, pesquisar e vi que não é como todos acham”. Otávio também incentivou os amigos a participarem e a fazerem os projetos acreditando que podem ganhar. “Sempre fica a dúvida: será? Mas no meu caso deu certo e gostei muito de ter participado”.

Otávio integrou o Partido dos Esportes e fez um projeto de lei obrigando as escolas a oferecerem a prática de diversas modalidades esportivas, entre elas, a equitação, inclusive adequando-se aos portadores de necessidades especiais.