Funcionários da Emdaep participaram do curso básico para localização de perdas físicas (vazamentos não visíveis) e não físicas (furto e micromedição) de água tratada. As orientações fazem parte do Programa de Combate ao Desperdício de Água (Eco Água).

O diretor da Divisão de Capacitação da Eco Água, Luiz Eugenio, veio de Porto Alegre (RS) para o evento. A palestra realizada no auditório da Escola Senai, quinta-feira passada, contou ainda com a participação de funcionários das prefeituras de Guaraçai e Nova Independência.

O presidente da Emdaep, Vanderlei Biazini e o diretor administrativo, João Ferreira da Silva, acompanharam o curso.

DESPERDÍCIO – Durante o curso foi enfatizado que sistemas de abastecimento apresentam perdas na produção e distribuição de água.

Os servidores foram orientados sobre tipos de vazamentos na rede de água, furtos e fraudes de hidrômetros, além de técnicas e aparelhos para identificação do problema. O instrutor do curso esclareceu que apenas com a atuação dos servidores, a partir das técnicas apresentadas, há 75% de êxito na redução de perdas de água em geral na rede pública, havendo a complementação do serviço com os equipamentos disponíveis no mercado.

Desde o ano passado a Emdaep já conta com equipamento do tipo caça-vazamento para identificação de perdas de água na rede pública.