Você sai logo pela manhã e leva um casaco. Ao meio-dia se arrepende, já que está um sol de rachar. No fim tarde volta para casa preparado para enfrentar calor, mas começa a chover e a temperatura despenca. Haja saúde! Nesta época, gripes e resfriados são bastante comuns.

Vale a pena aprender a se prevenir e a administrar o problema.

De acordo com o doutor Guilherme Maia, coordenador do pronto-atendimento do Hospital Santa Paula (SP), dores leves na região da cabeça e nuca, irritação na garganta, coriza e obstrução nasal são comuns em resfriados. Quando o quadro é bem mais intenso, com ocorrência de febre alta, pode ser gripe.

Seja gripe ou resfriado, Maia condena a automedicação e alerta para que as pessoas evitem praticar atividade física ou trabalhos pesados em caso de apresentar febre alta, fraqueza, dores no peito e nas juntas. “Se não tratada adequadamente, a gripe pode evoluir e ser uma porta de entrada para infecções mais graves, como pneumonia, infecção nos ouvidos, sinusite etc.

O esforço físico aumenta a vulnerabilidade do organismo e desidrata o paciente.

O ideal é a pessoa iniciar um tratamento médico e descansar bastante”.

O médico indica passos para administrar a doença e evitar a transmissão:

* Durma bem. Se você tem estado cansado, automaticamente seu corpo está mais vulnerável a viroses. Estudos indicam que quem dorme menos de sete horas por noite tem três vezes mais chances de ficar gripado do que aqueles que dormem mais de oito horas.

* Mesmo sem fome, procure se alimentar normalmente. Quando a pessoa cede ao desânimo de um princípio de gripe e interrompe as refeições está na verdade oferecendo mais possibilidades para o vírus se alojar.

* Tome muita água, pelo menos 1,5 litro ao dia. A ingestão de líquidos durante a atividade física é fundamental para hidratar o organismo e manter a temperatura corporal.

* Lave sempre as mãos. Água e sabão realmente são úteis para matar os germes e evitar que a doença se espalhe ainda mais. Além disso, leve as mãos à boca antes de tossir ou espirrar, evitando assoar o nariz próximo a outras pessoas.

* Não tome antibióticos por conta própria. Resfriados e gripes são causados por vírus, não bactéria. Isso significa que antibióticos serão ineficientes para controlar a gripe, ainda que seja intensa. Além dos efeitos colaterais que podem surgir, eles podem destruir bactérias importantes para o organismo, que previnem outros tipos de infecções.

Fonte: Dr. Guilherme Maia, coordenador do pronto-atendimento do Hospital Santa Paula, em São Paulo (www.santapaula.com.br)