O governo francês anunciou que vai retomar as buscas pelo avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico após decolar no Rio de Janeiro rumo a Paris, em junho de 2009. O acidente deixou 228 mortos.
Autoridades francesas informaram que vão fazer uma quarta ronda atrás de destroços – incluindo a caixa-preta do avião – ao redor da área onde acredita-se que a aeronave, do voo AF 447, caiu. O avião era um Airbus A330-200.
A previsão, de acordo com o Ministério dos Transportes francês, é que a nova fase de buscas no mar comece em fevereiro de 2011.
A causa do acidente, ocorrido no meio do caminho entre Brasil e Senegal, nunca foi esclarecida. Foi o pior acidente da história da Air France.
Investigadores apontaram inicialmente que os monitores de velocidade do avião estavam com defeito, mas autoridades acreditam que outros fatores devem ter contribuído com o acidente.
Uma busca inicial encontrou 50 corpos e centenas de pedaços da aeronave, incluindo a cauda.
Parentes de algumas das vítimas exigiram que as buscas continuassem até que os investigadores pudessem oferecer respostas sobre o caso.
A busca mais recente atrás de gravações da caixa-preta terminou em maio, sem sucesso, e algumas famílias questionaram a gestão do processo.