O chefe da unidade estadual do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido Barcia, veio a Dracena participar da reunião que encerrou os trabalhos da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) no Censo 2010, ontem (18) de manhã, na Sala do Cidadão da Prefeitura. Ele comentou que apesar da diversidade grande entre os municípios, o IBGE conseguiu dinamizar o trabalho e terminar a coleta a tempo.

“Terminamos em tempo recorde e vários fatores contribuíram como a arquitetura de informática, a parceria do IBGE com os municípios através das CMGE, os representantes que colaboraram muito na fase final, criando processos para verificar se a cobertura foi feita de forma correta”, destacou Barcia.

O Censo 2010 também contou com a pré-coleta, nunca realizada antes segundo Barcia, quando o IBGE visitou todos os endereços, resultando no aprimoramento da base territorial e ainda a mobilização nacional alcançada nesta campanha censitária.

No dia 27 de novembro, o IBGE entregará os resultados do contingente populacional ao Tribunal de Contas da União (TCE), que calculará o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A distribuição é feita de acordo com o número de habitantes de cada município. Outras informações sobre a população serão divulgadas em dezembro e, em 2011, os dados mais elaborados.

Francisco Garrido Barcia ressaltou que o relacionamento do IBGE com os municípios deve continuar para melhor utilização da base de dados que é oferecida à sociedade brasileira, assim como outras informações que o IBGE dispõe.

Em Dracena, o coordenador de subárea Hélio Rodrigues disse que houve parceria com a saúde, educação e até mesmo o setor de água da cidade para que toda a população fosse recenseada, inclusive verificando todas as casas declaradas vagas ou de uso ocasional. Em 2007, Dracena possuía 15.322 domicílios, que em 2010, aumentaram para 16.200. Destes 14.246 ocupados, 14 improvisados, 1.390 vagos, 12 fechados, 521 de uso ocasional e 9 coletivos com morador.

Hélio informou que até dia 24 de novembro, quem não tenha sido recenseado pode entrar em contato com a agência do IBGE pelo telefone (18) 3821-2495. Ele também agradeceu a colaboração de todos e do acompanhamento do Poder Executivo.