O Programa Semear é mais um projeto coordenado pela AIF – Aliança Internacional de Florestas, empresa que atua no desenvolvimento de projetos socioambientais sob o conceito de autossustentabilidade.
O Semear busca aliar recuperação florestal, reinserção social e reeducação para a cidadania através da criação de viveiros florestais em penitenciárias, fornecendo capacitação profissional para que detentos possam desenvolver a atividade de viveiristas e produzam mudas nativas destinadas à recuperação de matas ciliares.
Em Dracena, o programa conta com as parcerias da Prefeitura, Penitenciária Compacta, Ministério Público e das usinas Alta Paulista, Caeté, Central do Paraná, Decasa, Dracena, Ipê, Rio Vermelho e Santa Mercedes, além de agentes da sociedade organizados voluntariamente.
O programa tem se mostrado tão certo e positivo que o objetivo é a sua expansão a nível nacional, e as primeiras cidades em foco serão Ribeirão Preto e Uberlândia (MG). O lançamento nacional acontece hoje (10), às 20 horas, no Celebritá Eventos.
Segundo informou Mariana Rocha Telles, assistente de Comunicação IBF – Instituto Brasileiro de Florestas, o viveiro que está sendo construído na penitenciária de Dracena deverá ser concluído em algumas semanas. Ela disse que a capacidade de produção será de dois milhões de mudas, por ano. “O projeto ocorrerá por quatro anos, após esse período acontece uma possível renovação do contrato entre os parceiros”.
Mariana concluiu dizendo que serão cultivadas cerca de 80 espécies nativas da Mata Atlântica.