Por que as mulheres gostam tanto de bolsas? E por que as mulheres precisam ter muito mais do que uma, precisam de uma bolsa para cada ocasião e uma bolsa para cada estado de espírito. E por que em cada bolsa tem que ter um batom, um pente, um lápis de olho, etc….
Estas são perguntas que geralmente os homens fazem! E querem saber, eles não vão entender nunca!
A bolsa foi criada originalmente para carregar coisas, ou seja, era uma necessidade. No entanto, já faz tempo que a bolsa deixou de ser simplesmente uma utilidade e passou a representar para as mulheres um sinônimo de status, glamour, filosofia de vida e entrou na dança da moda. As bolsas mudam a cada nova enxurrada de tendências que é derramada no mercado.
Pode se dizer que é um acessório de moda feito a partir de materiais como couro de animais, couro sintético, tecido, plástico, palha, ou outros materiais, geralmente com alça (curta ou a tiracolo), e não há regras específicas em seu formato, cores, adereços e demais atributos, assim como todos artigos de moda, ou seja, o designer de bolsa feminina libera a imaginação ao criá-la.
O porto seguro da mulher é a sua bolsa. Nela podemos encontrar tudo, desde celulares e carteiras a lixas de unha, e em algumas ocasiões até chaves de fenda. A bolsa é mais do que um acessório, ela demonstra os segredos da mulher, pois tudo que ela carrega tem relação com sua personalidade. Não é à toa que dizem que dentro delas “carregam suas vidas”.
O sexo feminino tende a ser mais cuidadoso e ansioso, adiantando acontecimentos, situações e tornando cada vez mais essencial artigos que parecem supérfluos. Os pertences variam de acordo com a idade, profissão, nível social, enfim com o grau de preocupação de cada categoria.
Em geral, mulheres mais descoladas levam acessórios mais básicos, como batons e documentos pessoais; as práticas levam bolsas menores com o que necessitam para o dia; as prevenidas se preocupam tanto com o dia quanto com a noite; as organizadas precisam de bolsas com várias divisórias; as workaholics levam bolsas maiores para carregarem acessórios relacionados ao trabalho como agendas, notebooks, dois ou três celulares e as preocupadas com a saúde, não abrem mão de seus remedinhos e vitaminas.
Para as fashionistas que adoram mudar de acessórios existem os chamados “organizadores” que vão dentro de qualquer bolsa e ajudam a manter a ordem.
As marcas de bolsas mais renomadas afirmam fazer pesquisas de mercado a fim de detectarem quais são as maiores necessidades das mulheres, desenhando modelos para os mais diferentes perfis.
As mulheres demonstram parte do que são ou gostariam de ser através de suas bolsas.
As menores e neutras são usadas por mulheres mais discretas, as extremamente prevenidas já não conseguem sair com uma bolsa muito pequena e as que são mais organizadas procuram bolsas com mais divisões.
Existe uma ligação de muita intimidade com a bolsa, por isso não é qualquer um que está autorizado a descobrir o que tem dentro. Porém, quando uma mulher permite que seja feito, deve ser considerado com extremo respeito, pois ela permitiu desvendar uma parte de sua intimidade.