A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, vai ouvir amanhã (24), a partir das 10h, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, e a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, sobre a crise no Banco PanAmericano e seu nível de inadimplência no Brasil.
Fernanda Ramos Coelho vai à comissão explicar aos senadores a operação de compra pela Caixa de 49% das ações do PanAmericano, em abril deste ano. Já Meirelles vai ser ouvido sobre os procedimentos de fiscalização do BC em relação à instituição, cuja crise só veio a público no mês passado.
A reunião será em conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que aprovou requerimento do senador Romero Jucá (PMDB-RO) na sessão de hoje (23). Amanhã, CCJ voltará a se reunir às 15h para tratar do caso do Banco PanAmericano, que passa por uma crise provocada por desvio de recursos estimado em R$ 2,5 bilhões, atribuído a seus ex-diretores.
Na ocasião, haverá outra audiência pública, em que vão prestar esclarecimentos os representantes de três empresas de auditoria que trabalharam com os balanços do banco: Juarez Araújo, presidente da Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes; Pedro Melo, presidente da KPMG no Brasil; e Manoel Horácio Francisco da Silva, presidente do Banco Fator.