O professor Julio César Monteiro da Silva, membro do projeto de inclusão esportiva “Ver, Ouvir e Movimentar”, da Secretaria de Educação de Dracena, participou nos últimos dias 18 a 20, na Unicamp em Campinas, do “1° Congresso Paraolímpico Brasileiro”, evento promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, Academia Paraolímpica Brasileira, Faculdade de Educação Física (FEF / Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
No evento foram discutidos assuntos de interesse do desenvolvimento dos esportes paraolímpicos no Brasil, uma vez que o País será sede das Paraolimpíadas de 2016.
Foram oferecidos três cursos internacionais, três palestras com a presença de professores e pesquisadores nacionais e internacionais, mesas redondas e apresentação de trabalhos.
O curso que o professor Monteiro realizou foi o de “Princípios do Treinamento”, ministrado pelo professor e pesquisador italiano Marco Cardinale, membro da Academia Olímpica Britânica (Reino Unido).
Foram também apresentadas as palestras “Esporte Paraolímpico no Brasil: atualidades e perspectivas”, ministrada pelo presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons; “Treinamento em Esporte Paraolímpico”, ministrada pelo professor italiano Marco Cardinale; “A Formação de recursos humanos para o esporte paraolímpico”, ministrada pelo professor inglês, Michael Cary; palestra com o professor holandês, Peter Van de Viliet sobre “Classificação Funcional” e “Formação de Novos Atletas”, com o professor canadense, Colin Higgs.
Fechando o evento, a mesa redonda com o tema “Avaliação em Esporte Paraolímpico”, que contou com a participação dos professores Benedito Sérgio Denadai, José Irineu Gorla e Marco Túlio Mello.
O evento, que teve na abertura a presença do ministro dos Esportes Orlando Silva, foi de absoluto sucesso, uma vez que faltaram vagas para aqueles que deixaram para fazer inscrição nos prazos finais. A segunda edição será em Uberlândia (MG), nos dias 28 a 30 de outubro do próximo ano.