Sete anos e sete meses. Esse é o tempo que as mulheres vivem em média a mais do que os homens. A informação é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos de 1991 para 2007, ela ainda se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

Isso acontece devido a vários fatores, como maior exposição dos homens a acidentes de trânsito e de trabalho. Além disso, a expectativa de vida também está muito relacionada aos hábitos de alimentação e de atividades físicas, já que costumes pouco saudáveis propiciam o aparecimento de doenças como colesterol e pressão elevados e doenças do coração.

Com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a importância da prevenção destas e de outras doenças, a Sabesp realizou, durante todo o mês de novembro, uma série de divulgações a respeito das principais doenças que acometem os homens e as formas de preveni-las. Encerrando o período da Campanha “Saúde do Homem”, será realizado um ciclo de palestras entre os dias 30 de novembro e três de dezembro em quatro cidades da região.

Confira o cronograma de palestras:

Assis: Dia 30/Nov às 8h no Salão da Associação Sabesp, na rua Padre Gusmões, n° 280 Jd. Boa Vista. A palestrante será a assistente social Maria Inês Rodrigues do departamento de DST/AIDS

Tupã: Dia 01/Dez às 8h no Auditório da Sabesp, na rua Tapajós, nº1000, Centro. O palestrante será o médico urologista Valdeir Ribeiro dos Reis.

Adamantina: Dia 02/Dez às 7h30 no Salão da Associação Sabesp, que fica na rua Dr. Armando Salles de Oliveira, sem nº, Centro. As palestrantes serão as enfermeiras da Secretaria de Saúde Alessandra de Oliveira e Deise Paula L. S. Scrocaro.

Presidente Prudente: Dia 03/Dez às 7h30 na Gerência da Sabesp, na av. Cel Albino, 3099, Jd. Eldorado. O palestrante será o psicólogo do Dep. de DST, Sidney Guelfi Alípio.