A Secretaria Municipal de Saúde por meio do programa DST/Aids instalou na praça Nove de Julho, no centro de Presidente Prudente uma tenda para que a população possa realizar de maneira rápida e gratuita a testagem sorológica para o HIV. A tenda ficará montada a partir desta terça-feira (16/11) até sábado (20/11). O horário de atendimento durante a semana é das 8h às 19h, já no sábado a população pode realizar a testagem das 8h às 12h.

Segundo a coordenadora adjunta do Programa DST/Aids, a farmacêutica Nicássia Bárbara Gato Derré, o trabalho integra a campanha estadual ‘Fique Sabendo’ que ocorre do dia 16/11 até o dia 1° de dezembro – Dia Mundial de Prevenção contra a Aids. A campanha consiste na distribuição de panfletos, orientação e testagem sorológica para HIV.”A intenção é aumentar a triagem de HIV, para diminuir os casos tardios, já que a procura espontânea no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é pequena em relação à população do município”, explica.

Ela revela que a meta da campanha é de realizar pelo menos 5 mil testes de HIV. “O vírus demora de três a seis meses para se manifestar, por isso, a maioria procura o acompanhamento quando já tem outras doenças oportunistas como, por exemplo, gripes constantes e pneumonias de repetição”, explica a coordenadora adjunta do Programa DST/Aids. “Queremos aumentar o diagnóstico precoce para oferecer melhor qualidade de vida para os pacientes”, ressalta Nicássia.

A auxiliar de enfermagem Maria Donizete de Souza, 54 anos, aproveitou a oportunidade para realizar a testagem e cuidar da saúde. “Não podemos achar que nunca irá acontecer com a gente. É uma obrigação de todos os cidadãos, trata-se de uma responsabilidade de todos com a saúde pública”, reconheceu. A auxiliar de enfermagem aprovou a escolha do local, já que a praça Nove de Julho é um lugar de grande fluxo de pessoas e por ser acessível a toda população.

A campanha Fique Sabendo também realiza a testagem sorológica para o HIV, do dia 16/11 ao dia 30/11 (período 7h às 16h) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): São Judas Tadeu; Villa Real; jardim Santana; Guanabara; Brasil Novo; Cohab; Belo Horizonte e Centro de Saúde I. Além das seguintes Estratégias Saúde da Família (ESF): Humberto Salvador, Alvorada, Cambuci, Belo Horizonte, São Pedro, Guanabara e Morada do Sol. Além de oferecer atendimento especial período noturno: das 19h às 22h pronto-atendimentos: Santana, Ana Jacinta e Guanabara. Por fim, no período das 17h às 22h no pronto-atendimento Cedral.

Na tenda montada na praça, a campanha Fique Sabendo conta com o apoio dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Associação Prudentina de Prevenção a Aids (APPA) e ONG’s do município.