A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Presidente Prudente e a Aespp (Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente) realizam o Lançamento Oficial do Carnaval 2011 no próximo dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, às 20h no salão do Tênis Clube de Presidente Prudente.
Na ocasião, será feita a divulgação da programação; anúncio dos enredos e a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Além disso, serão feitas homenagens às personalidades que fizeram parte da memória do carnaval prudentino e apresentação especial da bateria da Associação das Escolas de Samba.
Na oportunidade, as duas agremiações da Aespp devem apresentar os temas de samba de enredo; modelos de fantasias; maquetes de carros alegóricos e protótipos de alegorias. De acordo com o presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Independentes da Zona Leste, João Tavares Fornalha, o enredo escolhido para o Carnaval 2011 é: ‘Alice no País das Maravilhas’.
Segundo ele, o enredo será apresentado por quatro carros alegóricos. “O tema está relacionado aos sonhos, queremos mostrar que o carnavalesco pode sonhar”, explica. Ele adianta que o enredo realizará uma alusão ao filme Alice no País das Maravilhas. “Vamos inserir o carnavalesco no mundo dos sonhos, retratando um país perfeito com o ideal de saúde, educação e segurança”, resume.
Já o vice-presidente da Real Grandeza, Milton Carlos Sebastião anuncia o enredo que a escola apresentará na avenida: ‘Nossa Escola Abre Alas, Abre Livros, Abre Mentes e Faz Sonhar’. Ele explica que o tema trata sobre o universo dos sonhos dentro do contexto da literatura, com referência às diversas mentes brilhantes.”Vamos relembrar os grandes sonhadores como Gutenberg, Dom Quixote, Martin Luther King, entre outros”, adianta.
Segundo Sebastião, os quatro carros alegóricos e os seis tripés devem resgatar a história dos personagens e autores que pertenceram ao mundo dos sonhos. Conforme Sebastião, o prefácio do enredo é baseado na frase do autor Jorge Luiz Borges, que diz: “Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é sem dúvida a mente, os demais são extensões do seu corpo. Mas o sonho é outra coisa, o sonho é uma extensão da memória e da imaginação”. O dirigente da Real Grandeza adianta que o primeiro carro retrata o período da antiguidade, com a magia do personagem da mitologia grega Ícaro.