Os resultados regionais de outubro da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam o quadro de estabilidade no desemprego apontado pela média nacional, de 6,1%, ante 6,2% em setembro. Na comparação com o mesmo mês de 2009, no entanto, o destaque ficou para a região metropolitana de São Paulo, com uma queda de 2,7%, bem acima da média de 1,4% verificada no conjunto seis regiões metropolitanas pesquisadas.

De acordo com o economista do IBGE Cimar Azeredo, esse quadro de estabilidade demonstra a superação da crise. “O mercado está mantendo o seu nível de contratação e a tendência é que feche o ano com um volume de emprego superior ao do ano passado.”

Os dados da pesquisa por grupamentos de atividade apontam uma variação significativa, de 2,5%, de setembro para outubro, no contingente de ocupados no comércio. Nos demais grupos, o nível de emprego ficou estável.

Já em relação a outubro de 2009, quatro grupos apresentaram variação significativa, com destaque para outros serviços (alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais), com um aumento de 8,2% no nível de ocupação; e educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social, com 7,4%. O único a apresentar retração foi o de serviços domésticos, com uma queda de 5,1% no número de ocupados na comparação com outubro de 2009.