A Secretaria de Saúde do Paraná promove ações de conscientização em vários municípios para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue amanhã (2), no feriado de Finados, quando milhares de pessoas vão aos cemitérios depositar flores. A secretaria alerta sobre os cuidados para evitar o acúmulo de água em vasos de plantas e orienta que nos locais onde não ocorra a mobilização pela prefeitura, a própria administração do cemitério faça o trabalho de eliminação dos criadouros.
A coordenadora do Programa Estadual de Combate à Dengue, Márcia Gil, explica que essa preocupação não deverá ser apenas com os vasos de flores, mas também com objetos como pratos e suporte para vela, copos plásticos, garrafas PET e sacolas. Esses aparatos também merecem atenção e devem ser colocados em local adequado. “Se cada um fizer sua parte e não deixar objetos que possam se tornar criadouros, o mosquito não terá onde colocar seus ovos e evitará a sua proliferação”, alerta Márcia.
O último boletim sobre a dengue no Paraná este ano, mostra que foram notificados 59.696 casos da doença, com 31.835 confirmações. Os municípios com maior número de casos autóctones (doença contraída no estado) foram registrados em Foz do Iguaçu, com 8.712 registros, Maringá (3.642) e Londrina (1.785).