Nos últimos 60 dias, o número de multas aplicadas pelo radar digital móvel sofreu redução de 70% nos vários pontos onde o aparelho opera no trânsito de Dracena. A informação é de João da Silva, secretário municipal de Assuntos Viários (Semav).

Segundo ele, a queda de multas começou em 30%, depois subiu para 50% e se estabilizou em 70%.

De acordo com o secretário, a redução é o resultado da conscientização dos motoristas em relação ao respeito do limite de velocidade nas ruas de Dracena. Ele ressaltou que tem observado que nas ruas e avenidas onde o radar foi implantado houve também uma importante redução de acidentes, apesar de ainda estarem acontecendo em outros locais.

João da Silva afirmou também que está em estudo a implantação do radar a partir do ano que vem em novos pontos do trânsito onde estão sendo registrados acidentes.

O secretário frisou que será feita uma avaliação dos seis meses do radar [que se completará no mês de dezembro] para ser decidido se o equipamento parará ou continuará operando no trânsito local.

“Será avaliada a redução de acidentes e a questão da melhoria do condutor no trânsito de nossa cidade. A continuidade do radar vai depender da opinião pública e dos resultados obtidos com a implantação. Tudo isso tem que ser analisado e observar se foi positivo.

Se foi positivo continuaremos, mas se não deu resultado não temos porque continuar, porém já percebemos que houve uma grande redução de acidentes nas ruas e avenidas onde há o radar e que o pessoal tem andado melhor”, comentou João da Silva.

Outra novidade que a Prefeitura e a Semav estuda para o ano que vem no trânsito pode ser implantação de radares fixos nos semáforos. Segundo o secretário João da Silva, está sendo feita a avaliação, a questão de valor do equipamento e a forma de entrar em operação na cidade. “É um equipamento caro e tem que ser avaliado para ser implantado”, concluiu Silva.