A Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), em parceria com a Polícia Militar, deu início nesta segunda-feira (22/11) a mais uma campanha educativa sobre boas maneiras no trânsito, com o objetivo de conscientizar motoristas e alunos a respeitaram as sinalizações de trânsito, de forma garantir mais segurança para a preservação da vida no trânsito. A campanha, que traz como slogan a frase “Atitude Prudente! Mais educação no trânsito”, segue até o próximo dia 2 de dezembro e deve instruir estudantes e motoristas que trafegam pelas vias de acesso às unidades de ensino.
Nesta manhã, foram orientados alunos da Escola Estadual (EE) Profº Adolpho Arruda Mello na hora da entrada e saída. Na ocasião, agentes de trânsito e demais funcionários da Semav entregaram panfletos educativos para motoristas e pais que foram levar e/ou buscar seus filhos na escola. Amanhã (23/12), o mesmo trabalho deve ocorrer na EE Fernando Costa e Colégio Cristo Rei. Posteriormente, os agentes da Semav e Polícia Militar vão promover o trabalho em frente ao Mirella Desidere (24/11), Maria Socorro (25/11), Fátima Falcon (26/11), Pluri e Anglo (29/11), Maria Luiza Bastos (30/11), Braga Mello (01/12) e Adventista (02/12).
De acordo com o secretário da Semav, Luiz Abel Gomes Brondi, “a proposta dá oportunidades para os escolares entenderem na verdade qual é a importância de atravessar sobre a faixa de pedestre, principalmente em frente à escola”. “Ao meso tempo você consegue dar oportunidades também aos motoristas, aos responsáveis que trazem as crianças para escolas nos seus veículos e aos motoristas de ônibus e vans, de entenderem e sentirem na prática a sensação de estar parando e dando prioridade para o pedestre. Isso contribui para a questão da diminuição no número de acidentes em Prudente”, acredita.
A diretora do Arruda Mello, Alda Sichieri de Oliveira Barradas, aprova a iniciativa da Semav. “Essa ação é importante porque visa conscientizar as crianças, as famílias e comunidades, principalmente aqui no Centro onde acontece da faixa não ser respeitada, podendo gerar algum acidente grave. O desrespeito acontece em geral com as pessoas que transitam aqui [na Rua Ribeiro de Barros]. Esse trabalho de conscientização desperta o respeito nos motoristas e precisa ser feito continuamente. Dentro da sala também estamos trabalhando o tema com os alunos, justamente para que quando se tornarem motoristas, sejam motoristas conscientes” , revela.
Brondi termina salientando que o trabalho de orientação deve continuar em 2011. “Para o início do próximo ano letivo, as escolas que tiverem interesse pode estar ligando na Semav e fazendo sua inscrição para que seus estudantes também possam ser orientados. O trabalho também é feito com os alunos dentro das escolas no dia que a ação é realizada no dia de fora”, expõe. O telefone da Semav para mais informações é o (18) 3908-7011.