A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) terão um esquema especial de operação para o feriado prolongado da Proclamação da República.
Amanhã, para atender os usuários que deixarem a capital paulista por meio dos terminais rodoviários, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas Linhas 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda). No sábado e no domingo, a frota de trens em circulação será semelhante a de um fim de semana típico. Já na segunda-feira, em razão do feriado, a oferta de trens em operação será igual à programada nos dias de domingo.
Na terça-feira, para atender os usuários que vão retornar a São Paulo, o Metrô antecipará o início da operação comercial das linhas. Nas Linhas 1 e 3, as estações serão abertas ao público a partir das 4 horas e na Linha 2 – Verde (Sacomã – Vila Madalena), às 4h30. Na Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), as estações serão abertas no horário habitual: 4h40. Devido à antecipação do horário de funcionamento do Metrô, na terça-feira, a oferta de viagens aos usuários também será maior nas Linhas 1 e 3.
CPTM
Na CPTM, a circulação no dia do feriado será igual a um domingo típico. No sábado e no domingo, a operação ocorre de maneira semelhante a um fim de semana habitual. No entanto, como há significativa queda na demanda de usuários, a CPTM promove obras de melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas.
Na Linha 7 – Rubi (Luz – Francisco Morato), no domingo e na segunda-feira, devido a obras na via entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis, os trens vão partir da Estação da Luz, alternadamente, com destino a Franco da Rocha (intervalos habituais) e Francisco Morato (maiores intervalos).
O mesmo ocorrerá na Linha 8 (Júlio Prestes – Itapevi). No domingo, das 8 horas às 20 horas, por conta de manutenção dos trilhos entre as estações Jandira e Itapevi, haverá partidas da Estação Júlio Prestes, de forma alternada, para Barueri (intervalos habituais) e Itapevi (aumento do intervalo). Na segunda-feira, das 8 horas às 19 horas, a linha será operada com intervalos maiores para obras de implantação do novo sistema de sinalização entre as estações Imperatriz Leopoldina e Domingos de Morais.
Na Linha 10 – Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra), no sábado, das 9h30 às 17h30, devido aos trabalhos de recuperação de equipamentos de via entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, os trens partirão, alternadamente, da Estação da Luz para Mauá (intervalos habituais) e Rio Grande da Serra (maiores intervalos). No domingo, por conta de serviços de troca de fios da rede de alimentação elétrica entre as estações São Caetano e Utinga, os trens também vão circular com intervalos maiores.
Devido às obras de implantação do novo sistema de sinalização entre as estações Luz e Tatuapé, o intervalo será maior na Linha 11 – Coral/Expresso Leste (Luz – Guaianazes) no sábado, no domingo e na segunda-feira. Nesses dias, os trens do Expresso Leste irão circular somente até a Estação Tatuapé.
Para prosseguir viagem, o passageiro tem a opção de fazer a integração gratuita com a Linha 3 do Metrô na Estação Tatuapé ou fazer transferência para a Linha 12 – Safira (Brás – Calmon Viana), para seguir até a Estação Brás. A Linha 10 também é opção para os usuários que estiverem na estação Brás e desejarem seguir viagem até a Estação da Luz. A Linha 12 terá intervalos maiores na segunda-feira em virtude de serviços de implantação da nova subestação de energia elétrica na região da Estação Engenheiro Manoel Feio.
EMTU
Na próxima segunda-feira, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP, na região metropolitana de São Paulo, vão operar com redução de oferta de viagens, que será semelhante à programada nos dias de domingo.