A Comissão Europeia ordenou à Itália que devolva 720 mil euros usados pelas autoridades locais para pagar por um concerto do cantor britânico Elton John no ano passado, anunciou um porta-voz da Comissão na sexta-feira.
O show aconteceu em Nápoles, no sul do país, dentro do festival Piedigrotta, em setembro de 2009, e foi financiado em parte com dinheiro de uma verba de 2,25 milhões de euros dada ao país para a promoção do desenvolvimento regional.
O caso foi divulgado por Mario Borghezio, deputado do Parlamento Europeu pelo partido federalista Liga Norte. O deputado pediu que as autoridades tomassem medidas.
“Enviamos ontem uma carta às autoridades italianas … pedindo que reembolsem os 720 mil euros da verba da UE dada ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e usados para esse concerto”, disse o porta-voz Ton van Lierop.
“Eventos culturais, e cultura de modo geral, pode enquadrar-se no âmbito de programas operacionais, mas precisam visar investimentos estruturais de longo prazo”, disse ele.