A 10ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica, CONIC, teve a participação de alunos de 18 Estados, além do Distrito Federal. Os alunos da Unifadra se apresentaram no último sábado durante todo o dia. A Unifadra teve uma participação histórica com 34 trabalhos aprovados dos 42 apreciados.
O evento, criado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, é considerado o maior do gênero no Brasil e aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo. Em 2010, o CONIC recebeu um número recorde de inscritos, contabilizando 1.495 trabalhos, dos quais 1.212 foram aprovados, e mais de 3 mil participantes entre alunos e professores.
São Paulo, o maior polo do ensino superior na América Latina, é o Estado que foi mais representado no Congresso, totalizando 1.125 trabalhos, sendo 454 de alunos da capital e mais 771 do interior. Minas Gerais com 82 trabalhos aprovados e o Rio de Janeiro com 42 ficaram na 2ª e 3ª colocações, respectivamente. Ao todo, 210 instituições de ensino superior públicas e particulares foram representadas.
Participaram do evento mais de 2 mil alunos pesquisadores de graduação, orientados por 938 professores mestres ou doutores.
O Congresso, que visa a identificar talentos e estimular a transformação de ideias em realidade também teve projetos devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído ou Em Andamento. “Ciências Biológicas e Saúde” foi a área com maior número de inscrições, somando 409 trabalhos.