Medalhista de ouro na prova da maratona na Olimpíada de Pequim, em 2008, o queniano Sammy Wanjiru foi acusado de tentar matar a sua esposa e uma empregada, além de atacar um segurança pessoal. Segundo a polícia da cidade de Nyahururu, no Quênia, o caso aconteceu na quarta-feira e ele teria utilizado um fuzil AK-47 para fazer as ameaças.
O campeão olímpico nega as acusações, mas chegou a ser detido e precisou pagar fiança para sair da cadeia. Segundo as investigações da polícia, Wanjiru teria tentado matar a esposa, Teresiah Njeri, após uma briga do casal. Ele também teria feito as mesmas ameaças para a empregada da casa, Nancy Njoki, e ainda teria ferido sem gravidade o segurança William Masinde.
Aos 24 anos, Wanjiru é um dos principais nomes do atletismo mundial na atualidade. Além do ouro olímpico, coleciona títulos em algumas das mais importantes maratonas do mundo, como Londres e Chicago. Agora, porém, ele terá que responder as graves acusações na Justiça, em audiência já marcada para o dia 9 de fevereiro.