O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, liberou hoje (7) cerca de US$ 2 milhões para atender à situação de emergência provocada pelas chuvas e enchentes que atingem o país desde a semana passada. O dinheiro foi retirado do Fundo de Reservas Nacionais que, segundo Chávez, está sendo utilizado para investimentos sociais, apoio a programas de atendimento a comunidades venezuelanas e em prol das lutas populares.
Chávez informou que 11 regiões da Venezuela estão sob estado de emergência, que se estenderá por 90 dias. Segundo o presidente, este prazo será suficiente para que o governo federal adiante um conjunto de soluções que estão além do poder dos prefeitos.
Chávez também anunciou que um lote de casas compradas do setor privado serão entregues, a partir de amanhã (8) e ao longo dos próximos 20 dias, às famílias desabrigadas pelas enchentes. O programa de reconstrução nacional proposto pelo governo venezuelano inclui áreas que circundam as represas do país, para evitar que possíveis rompimentos provoquem alagamentos de áreas residenciais próximas. Segundo Chávez, será necessário redistribuir o espaço próximo às represas.