A Pastoral Familiar, coordenada pelo casal Maria Lúcia e Cícero Russo, organizou mais uma cerimônia de casamento comunitário no último sábado (4), na igreja Perpétuo Socorro. Cinco casais receberam o sacramento do matrimônio na celebração presidida por frei Leandro Vaz da Costa, dirigente espiritual da Pastoral.
Cícero Russo explicou que antes, os noivos participaram do curso de legitimação com duração de dois dias, geralmente sábado e domingo, realizado pela Pastoral. O curso ocorre três vezes por ano e é direcionado aos casais que vivem juntos (casados no civil) ou viúvos que desejam se casar novamente. As inscrições para o próximo curso começam em fevereiro. Após o curso, é marcada a data para o casamento sem custo algum.
Por ano, a Pastoral Familiar realiza em média de 20 a 30 casamentos. A cerimônia é como no casamento tradicional e os juramentos feitos individualmente. Além do curso de legitimação, Cícero destacou que a Pastoral faz preparação para o sacramento do matrimônio, encontro de namorados e jovens.
A partir do primeiro trimestre de 2011, a Pastoral Familiar também estará promovendo curso para casais em segunda união. “São casais que estão separados, mas morando junto com outra pessoa. O objetivo é resgatar estes casais para a igreja, que inclusive possui vários atuando no serviço pastoral”, disse Cícero.
Ele ainda comentou sobre outras ações como a Semana da Família, no mês de agosto, com atividades para toda comunidade e a “manhã de reflexão”, com palestrantes convidados para abordar temas sobre a família, organizada duas vezes por ano.