Nos períodos de férias, principalmente as de verão, lagoas, clubes, balneários e cachoeiras são os divertimentos mais procurados.

Depois da temporada de chuvas, vem a estiagem e muito sol. Por isso, é bom estar atento para alguns cuidados a serem tomados no sentido de prevenir afogamentos. Neste ano, o Corpo de Bombeiros registrou quatro ocorrências de afogamentos no Rio Paraná.

De acordo com o tenente do Posto de Bombeiros de Dracena, Maxwel, o ideal não é entrar na água após a ingestão de bebidas alcoólicas. Com as altas temperaturas registradas na região, as cidades de Panorama e Paulicéia recebem grande fluxo de turistas que procuram pelos balneários para aproveitarem o dia à beira do Rio Paraná na companhia das famílias ou amigos. Diante desse comportamento, o tenente lembra os cuidados para quem for utilizar embarcações e jet sky para evitar aproximação da área limítrofe dos banhistas, evitando assim acidentes.

Sobre as condições de seguranças dos respectivos balneários, em Paulicéia, a corporação avisa que dois metros após a área limítrofe, há um poço com profundidade equivalente a oito metros de profundidade. Já no balneário de Panorama, a geografia é bem melhor, porém o trânsito de embarcações é bastante intenso perto dos banhistas.

Quantas as crianças e pessoas idosas é recomendável sempre uma pessoa por perto. Nestes dois casos estas não têm consciência do perigo, afirma o tenente Maxwel.

“Se por ventura algum banhista visualizar alguma pessoa se afogando pede-se que a ajude jogando um galho, corda, bóia”, alerta.

SERVIÇO – O Corpo de Bombeiros mantém uma equipe de mergulhadores de prontidão por 24 horas, para atender estas ocorrências. Em casos de emergência a ligação poderá ser feita via 190.