O Centro de Reabilitação e Integração Social (Crisec), instalado em Panorama no bairro Monteiro Lobato passa por reformas de adequações exigidas pelo Ministério Público. O diretor executivo Paulo Roberto de Almeida Monteiro, que está na função há um ano e, que atuou como presidente do Crisec durante sete anos esteve no Jornal Regional ontem (4), pela manhã, informando como vem sendo desenvolvido o trabalho da entidade. Segundo ele, os pedidos de readequações apresentados pelo Ministério Público há alguns anos estão sendo cumpridos rigorosamente.
A entidade foi fundada em 23 de maio de 1998, pelo pastor Silvanei, da Igreja Batista de Panorama. E de acordo com Paulo Roberto de lá para cá vem recuperando muitas vidas.
O Crisec é responsável pelo atendimento a dependentes químicos (álcool e entorpecente), atualmente assiste 23 homens maiores de 18 anos, sendo nove de Dracena. A entidade, segundo o diretor executivo, possui dois convênios – um com a Prefeitura de Panorama e outro com a empresa Pré-Moldados (Cido Bloco). Conta com doações em carnês com contribuintes nas cidades de Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes e Tupi Paulista. “A Prefeitura de Dracena também colabora com a gente, através de convênio com o Fundo Social com doações de mantimentos e roupas, outro colaborador que temos em Dracena é a igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida”, ressaltou Paulo Roberto.
Ele informou que a entidade atualmente está com toda a documentação aprovada pelos órgãos municipais, estaduais e federais. “A nossa última conquista foi na semana retrasada quando tivemos a ativação do Pró Social”. Este é o cadastro estadual, cuja inscrição é emitida pelo Conselho Municipal de Assistência Social, mediante a inscrição é que o Estado faz o cadastro.
Paulo Roberto disse que os assistidos ficam internados dia e noite, sendo que oito deles fazem laborterapia na cidade de Panorama na Prefeitura e outros oito na empresa Pré Moldados. Os demais homens cuidam dos afazeres domésticos do Crisec.
O Centro de Reabilitação possui dois quartos, secretaria, sala de TV, três banheiros, cozinha interna e externa, capela, lavanderia, sala de jogos, quadra para esportes e, conforme informou o diretor executivo está em fase de implantação uma marcenaria. “O dinheiro para construirmos a marcenaria veio através de recurso estadual apresentado pelo deputado estadual Said Murad, são R$ 50 mil”, disse Paulo Roberto.
Ele lembrou ainda que as reformas de adequações foram aprovadas pela Prefeitura e a planta foi assinada pelo engenheiro Paulo Rossi, de Dracena.
O Crisec conta com profissionais voluntários, como o médico Alcides Bocca Neto, a assistente social Maria Elisabete, a enfermeira Larissa e ainda o contador fundador Paulo Primo. Também possui um coordenador que permanece durante o dia e a noite na entidade.
Após as reformas serem concluídas, dentro de 120 dias, Paulo Roberto comentou que a entidade deverá contratar uma psicóloga, assistência social e cozinheira.
O Centro de Reabilitação tem ainda convênio com a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento em Dracena, segundo Paulo Roberto e também recebe alimentos dos assentamentos de Paulicéia.
“Gostaríamos de ressaltar o grande apoio da Prefeitura de Panorama, através do prefeito Ting e do advogado do município Lincoln Bocchi”.
Paulo Roberto afirmou que em janeiro deste ano, o Crisec tomou novos rumos, deixando de ser apenas uma clínica de tratamento de saúde em Panorama passando a ser reconhecida a nível nacional no gerenciamento de saúde podendo gerenciar hospitais, PSFs e outros serviços ligados ao setor.
“Há quatro meses estamos gerenciando a saúde nos municípios paulistas, Santa Branca, Mairiporã e encontra-se em fase de negociação com a cidade de Valinhos e mais outras quatro cidades no estado de Pernambuco”.
O diretor executivo concluiu dizendo que a atual diretoria do Crisec é composta por médicos, advogado, engenheiro e jornalista, todos de São Paulo.