O grupo especializado no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), denominado ‘Mãos que substituem o ouvir e o falar’ vem desenvolvendo um belo trabalho no município voltado a inclusão de deficientes auditivos no mercado de trabalho. O Supermercado São João foi a primeira empresa em Panorama a apoiar a causa oferecendo serviço a um deficiente auditivo.
A gerente do Supermercado e presidente da Associação Comercial e Empresarial, Angélica Benetti contou que a iniciativa de contratar Valdecir de Jesus, de 32 anos, residente em Panorama, ocorreu depois da visita das especialistas no ensino de Libras, Adverilda Costa e Rosane de Carvalho, do grupo. A empresa disponibilizou duas funcionárias para fazer o curso da linguagem dos sinais.
Com 80 pessoas no quadro de funcionários, Valdecir é o primeiro deficiente auditivo que atua no Supermercado e na cidade. “Temos a intenção de incluir mais pessoas portadoras de deficiência auditiva. Se ele for competente e comprometido vai ter um lugar conosco”, afirma Benetti.
Valdecir atuará no setor de depósito para se acostumar com os demais funcionários e, com isso, eles aprenderão a se comunicar melhor com ele. Outros funcionários farão o curso de Libras.
A empresa planeja organizar cursinho de cinco minutos com os funcionários antes do expediente para aprenderem a se comunicar com o novo funcionário.
Adverilda Costa, do grupo ‘Mãos que substituem o ouvir e o falar’, disse que o curso de Libras tem como objetivo não apenas ensinar sinais para as pessoas, mas mostrar que o surdo é um ser humano normal, capaz como qualquer outro profissional.