Mesmo com o funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Dracena, a procura por exames na Empresa Municipal de Saúde ‘Dr. Osvaldo Carlos Poli’ não diminuiu.

De acordo com os dados fornecidos pelo diretor presidente da EMS, Danilo Rubino Marin, em 2009 foram realizados 10.665 exames. Número, que provavelmente será superado este ano, uma vez que de janeiro a outubro já foram realizados 9.999 exames, apenas em outubro foram 1.137.

O diretor não atribui o aumento do número de exames a nenhum motivo específico, apenas considera que foi um crescimento normal relacionado ao aumento do número de pessoas procurando os serviços.

Na Empresa são realizados exames de tomografia, mamografia, ultrassom, endoscopia, colonoscopia e litrotripsia e raio-x dentário, os mais procurados são: mamografia e ultrassom. Marin explica que 85% dos atendimentos são do SUS e os outros 15% são convênios e particulares. “O raio-x dentário é feito gratuitamente com encaminhamento do Postão”, diz. Por meio dos convênios entre o Posto de Saúde com os governos Federal e Estadual a verba é repassada.

A Empresa atende pacientes de 12 cidades – Dracena, Flora Rica, Irapuru, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho e Tupi Paulista.

Danilo explicou ainda que todos os meses são elaboradas escalas com os nomes e telefones dos funcionários para o plantão à distância. “Cada um já sabe quais os dias está escalado para o plantão, não podendo sair da cidade. A relação é encaminhada à Santa Casa, que aciona o funcionário de plantão de acordo com a necessidade”, afirma.

A Empresa Municipal de Saúde foi criada em 1997, na gestão do ex-prefeito José Cláudio Grando. Segundo Danilo, na época a expectativa era que 60% dos atendimentos fossem do SUS. Atualmente são 14 pessoas trabalhando diretamente na empresa (três diretores, um advogado, dez da área da saúde). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.