A Polícia Militar inaugurou na manhã de ontem (29), na Escola de Formação de Soldados (Junqueirópolis), o Centro de Treinamento para Preservação da Vida (tiro defensivo).

O Centro atenderá cerca de 500 policiais militares da área do 25º Batalhão da PM com sede em Dracena, servirá para aulas de tiro dos novos policiais militares em formação. Feito dentro dos padrões de segurança, a estrutura de treinamento suporta até treino com fuzil.

A solenidade contou com a presença de representantes da Polícia Civil e do Poder Executivo dos municípios de Osvaldo Cruz, São João do Pau D’Alho, Dracena e Junqueirópolis. O anfitrião da solenidade foi o coronel Homero de Almeida Sobrinho, comandante do CPI-8 de Presidente Prudente e pelo major Saraiva, comandante do 25º BPM-I.

Prezando pela qualidade da atuação dos policiais militares por meio de treino e instrução com a instalação do Centro de Treinamento, segundo o coronel, será trabalhado neste espaço um dos “pontos básicos” do policial – a arma de fogo. “A preocupação nossa é realmente evitar o uso e quando fizer procurar fazer da forma menos letal possível”, afirmou. Em resposta ao discurso de agradecimento proferido pelo coronel Homero, o prefeito de Junqueirópolis, Osmar Pinatto, fez questão de destacar que sempre manteve e continuará mantendo uma relação muito forte com a PM da região.

O Centro atenderá apenas os policiais da área do 25º Batalhão. Na área do 18º Batalhão da PM em Presidente Prudente, o mesmo projeto está em andamento e no próximo ano deverá ser inaugurado. Enquanto não se conclui a infraestrutura especializada, uma estrutura básica funciona para treinamento daquele batalhão.

Num breve balanço a frente do CPI-8, coronel Homero ressaltou os investimentos do Governo do Estado na região com a disponibilidade do helicóptero “Águia” e dos investimentos nas instalações do Centro de Operações da Polícia Militar em Presidente Prudente (COPOM). Ainda lembrou que em breve o governo estuda equipar viaturas com tecnologia de ponta para preservação da integridade física do policial e dos serviços por ele prestado a comunidade.