A fim de colaborar com a redução do número de homicídios por armas de fogo na capital paulista, o Instituto Sou da Paz lança hoje (16), na capital, um plano de controle com oito medidas que buscam diminuir a quantidade de armamentos nas ruas e sensibilizar a população.
Além de um inédito diagnóstico sobre o controle de armas na cidade – que, entre outras coisas, indica que a maioria das armas usadas por criminosos, em São Paulo, tem origem legal e que, só no ano passado, 1.596 delas foram roubadas, furtadas ou desviadas -, o plano aponta medidas técnicas para o aperfeiçoamento desse controle.
Elaborado em parceria com outras organizações sociais, o plano será apresentado à imprensa agora de manhã no Espaço da Cidadania, no Páteo do Colégio, região central da cidade. A proposta conta com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada, grupo de trabalho que é coordenado pela secretaria municipal de Segurança Urbana, e a colaboração das polícias Militar, Civil e Federal, Guarda Civil Metropolitana, prefeitura, Secretaria de Segurança Pública, Ministério da Justiça e outros órgãos.