O aposentado Eriyo Hirai, de 80 anos, morador de Dracena, dedica boa parte de seu tempo ao cultivo de orquídeas. A casa dele já é conhecida por muitos da cidade que ficam impressionadas com a beleza do jardim quando as orquídeas florescem. “Chegam a dizer que só nesta casa elas dão flores o ano todo”, comenta a moça que trabalha na residência de Hirai localizada na avenida José Bonifácio.

Mas entre as orquídeas de Hirai há uma curiosidade: ele conseguiu fazer florescer uma mini orquídea, um pouco maior que a cabeça de um palito de fósforo.

Seu filho, Milton Mineo Hirai, engenheiro especialista em hidrelétricas, contou que coletou a orquídea na região do extremo sul do estado do Tocantins e, por se tratar de região de cerrado, não havia expectativa de sucesso em seu cultivo aqui no sudeste.

Entretanto, o aposentado se surpreendeu com a florada da mini orquídea este ano. Ele disse que nunca tinha visto uma. Segundo Hirai, o segredo: “é só cuidar com amor e carinho, sempre colocar água e adubar”.

O carinho especial pelas orquídeas é antigo e a espécie de que mais gosta é a Phalaenopsis. “Elas dão flores o ano inteiro e permanecem por um bom tempo”. Hirai também visita todos os anos a Expo Flor Holambra realizada em Dracena para comprar mais algumas mudas para o seu jardim. “Enquanto tiver saúde continuarei cuidando delas”, finaliza.