Para atender crianças, idosos e gestantes cadastrados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que têm intolerância à lactose e necessitam de leite de soja, a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde reativou no mês de outubro a mini-usina de beneficiamento de soja. A máquina tem como principal equipamento a “vaca mecânica”, que funciona no prédio da Merenda Municipal.
Segundo a responsável pela produção, Maria Cristina Delacasa Scalon, durante a semana são produzidos 3.680 embalagens de leite de 500ml cada. Sendo que mensalmente totalizam aproximadamente 18.400 unidades, ou seja, cerca de 9,2 mil litros de leite de soja por mês. Ela explica que a quantidade varia de acordo com os pedidos recebidos nas unidades de saúde. Sendo que a distribuição é realizada durante a semana e atende inclusive os distritos rurais de Prudente.
Segundo Scalon, o programa tem como prioridade atender famílias que recebem até dois salários mínimos.Ela que revela que a produção da mini-usina tem condições de atender até mil famílias.
A máquina funciona no prédio da Merenda Municipal, sendo que estava desativada há cerca de 10 meses, devido à necessidade de manutenção. Para reativar o equipamento foram investidos R$ 35 mil, provenientes de recursos municipais. Com a manutenção do equipamento a mini usina tem uma vida útil de até 10 anos, sem necessitar de novos reparos.