Mais seis presos de alta periculosidade serão transferidos, ainda hoje, do Complexo Penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, para a Penitenciária Federal em Catanduvas (PR). “Estamos com forte esquema de segurança, que pode ser acionado a qualquer momento para buscá-los no aeroporto”, disse o diretor substituto do presídio, Daniel Sena, ao confirmar a remoção dos detentos.
Os seis presos fazem parte do grupo de criminosos que comandava o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. Eles foram capturados pelas forças de segurança pública durante a ocupação do conjunto de favelas. Segundo Sena, o traficante Elizeu Felício de Souza, o Zeu, está entre os presos que serão transferidos para o Paraná. Zeu é um dos bandidos acusados pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002.
A Penitenciária Federal em Catanduvas tem 208 vagas destinadas a presos de alta periculosidade, que ficam em celas individuais. No momento, informou Sena, o presídio abriga 175 detentos, já incluídos 20 criminosos presos durante a ocupação policial no Complexo do Alemão.