A Associação Proeduc de Inclusão Social na Educação informa que o recurso financeiro, repassado à entidade no último dia 1° de outubro pelo CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Dracena, proveniente de doações ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, foi destinado a manter bolsas de estudo aos seus assistidos.
A Associação Proeduc de Inclusão Social na Educação foi criada com a finalidade de promover o desenvolvimento social, intelectual e profissional de pessoas de baixa renda, através da Educação, integrando-as ao trabalho, à ciência e a tecnologia, visando ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e exercício da cidadania.
Surgiu no ano de 2005, quando um grupo de cidadãos dracenenses, liderados pelo jogador profissional de futebol Edu Dracena, decidiu se organizar em prol dos menos favorecidos de Dracena e região. Em 16 de agosto de 2005, foi oficializada a fundação da Associação Proeduc de Inclusão Social na Educação.
Entre outras parcerias da comunidade estão Eduardo Luís Abonízio de Souza, o Edu Dracena, sempre teve como ideal oferecer algo a favor da cidade em que nasceu e cujo nome é reconhecido internacionalmente. Contribui até hoje com doações. Parceiro ideal encontrado foi o Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho”- CEP, unidade mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura, entidade filantrópica e que já desenvolve um trabalho de auxílio à população carente. O CEP oferece cursos técnicos profissionalizantes, cujas durações variam de um a dois anos.
Vinte e sete alunos de diversos cursos técnicos profissionalizantes, que receberam benefício da Proeduc através de bolsas de estudo já concluíram o curso e se encontram no mercado de trabalho. Hoje são atendidos 28 alunos e a Proeduc planeja estender o benefício a outros jovens da região.
A diretoria atual tem como presidente João Luiz de Souza. Os demais integrantes são voluntários da comunidade. A Associação mantém as bolsas de estudo com doações recebidas de pessoas físicas e jurídicas e realiza atividades para arrecadar recursos. No ano de 2010 recebeu o repasse do CMDCA, no valor de R$ 5 mil.