O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto intensifica a partir desta semana a fiscalização em açougues e churrascarias. Batizada de “Operação Fim-de-Ano”, a ação tem por objetivo verificar a procedência dos produtos de origem animal e condições de armazenamento e higiene das instalações instaladas no município.

O comércio de carne de ovinos, suínos e bovinos abatidos clandestinamente aumenta consideravelmente nesta época de ano. De acordo com a Vigilância Sanitária, o consumo de produtos de origem animal sem inspeção fiscal pode causar problemas graves à saúde como diarréias, vômitos, náuseas e dores abdominais.

A orientação para os consumidores é de que se adquira apenas produtos que tenham rotulagem do Serviço de Inspeção Oficial como SIM, SISP ou SIF.

Nesta segunda-feira (13), durante fiscalização de rotina, fiscais da Vigilância já apreenderam 30 quilos de leitoa clandestina em um açougue localizado no bairro Cristo Rei. O proprietário do estabelecimento foi autuado e ainda está sujeito à multa, cujo valor varia de R$ 164,20 a R$ 164,2 mil. A carne já foi inutilizada.