A Vigilância Sanitária de Ouro Verde esteve representada em recente evento na cidade de Marília, sobre o Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Este é um instrumento jurídico para melhorar a capacidade dos países de detectar, avaliar, notificar e intervir nas emergências em saúde pública que podem apresentar riscos de propagação internacional.
O RSI foi aprovado durante a 58ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, na Suíça, em maio de 2005. As principais atribuições estabelecidas são designar ou estabelecer um ponto focal nacional para o RSI, notificar e responder rapidamente aos eventos de saúde pública.
No estado de São Paulo, o ponto focal para captação dos eventos está instalado no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS), da estrutura do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD).
Pretende-se instalar outros três pontos focais para uma rede de resposta rápida no Estado, tendo por base os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) e Grupos de Vigilância Sanitária (GVS).
Também fortalecer e manter a capacidade para detectar; responder às solicitações de verificação de informação com respeito ao risco para a saúde pública, notificar no prazo máximo de 24 horas todos os eventos que podem constituir uma emergência de saúde pública de importância internacional, proporcionar inspeção sistemática e atividades de controle em aeroportos internacionais, portos e passagens de fronteiras terrestres, designadas para prevenir a propagação internacional de doenças.
Participaram do evento Rogério Oliveira Santana, coordenador da Vigilância Sanitária de Ouro Verde; a diretora técnica Rosane Fátima Lourenço e o técnico Paulo César Durante, da GVS XXII de Presidente Venceslau.